quinta-feira, 19 de março de 2009

MÓDULO: C.C. - Correspondência Comercial





FORMADORA: Dra. Márcia Maia

Com a aprendizagem neste módulo, foram várias as competências/aprendizagens adquiridas.
Realizamos as seguintes actividades:

COMUNICAÇÃO ESCRITA E NORMA LINGUÍSTICA
- Formação sobre Comunicação Verbal e Não Verbal.
- Fizemos teste diagnóstico sobre Comunicação Verbal e Não Verbal.
- Elaboração de vários trabalhos escritos para detecção e correcção de erros na comunicação escrita.
- Utilização do dicionário e prontuário.
- Partilha de informação através de trabalhos em grupo.
- Vimos filmes sobre comunicação:
Se os olhares matassem
Erros e acertos no atendimento telefónico


TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO INTERNA
Formação sobre:
- Partes constituintes de cada documento.
- Assuntos usualmente tratados.
- Elaboração de uma Convocatória e Acta, mediante tópicos fornecidos pela formadora.


TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CORRESPONDÊNCIA EXTERNA
Formação sobre:
- Assuntos usualmente tratados
- Terminologia e abreviaturas
- Redacção de cartas e ofícios
- Modelos de correspondência externa
- Elaboração de uma Carta Comercial, um Requerimento e uma Declaração, mediante tópicos fornecidos pela formadora.
- Visita de Estudo ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e Biblioteca Almeida Garret.
- Tipos de Inquéritos (Inquéritos Qualitativos e Quantitativos)


DURAÇÃO DO MÓDULO: 10/10/2008 a 17/02/2009 (50h00)

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