FORMADORES: Dra. Irina Lopes e Dr. Nuno Duarte
OBJECTIVOS DO MÓDULO:
- Reconhecer os elementos fundamentais ou unidades estruturais e organizativas que baseiam a análise e o raciocínio científicos.
- Recorrer a processos e métodos científicos para actuar em diferentes domínios da vida social.
- Intervir racionalmente e criticamente em questões públicas com base em conhecimentos científicos e tecnológicos.
- Interpretar leis e modelos científicos, num contexto de coexistência de estabilidade e mudança.
CONTEÚDOS:
-Conceitos nucleares para a compreensão e desenvolvimento dos vários ramos das ciências.
Conceitos-chave: átomo, molécula, célula, órgão, individuo, cultura, sistema, rede, fenómeno.
- Aspectos metodológicos elementares da ciência enquanto prática social e modo específico de produção de conhecimento.
Conceitos-chave: ciência, método, conceito, modelo, teoria, investigação cientifica, experimentação, lógica, conhecimento.
- Processos através dos quais a ciência se integra e participa nas sociedades.
Conceitos-chave: interacção, argumentação, controvérsia pública, participação, competência cientifica, tomada de decisão.
- Compreensão dos processos e conhecimentos científicos como base de um novo tipo de cultura e de desenvolvimento social.
Conceitos-chave: dogma, preconceito, evolução, democracia, industrialização, dialéctica, sociedade do conhecimento.
- Recorrer a processos e métodos científicos para actuar em diferentes domínios da vida social.
- Intervir racionalmente e criticamente em questões públicas com base em conhecimentos científicos e tecnológicos.
- Interpretar leis e modelos científicos, num contexto de coexistência de estabilidade e mudança.
CONTEÚDOS:
-Conceitos nucleares para a compreensão e desenvolvimento dos vários ramos das ciências.
Conceitos-chave: átomo, molécula, célula, órgão, individuo, cultura, sistema, rede, fenómeno.
- Aspectos metodológicos elementares da ciência enquanto prática social e modo específico de produção de conhecimento.
Conceitos-chave: ciência, método, conceito, modelo, teoria, investigação cientifica, experimentação, lógica, conhecimento.
- Processos através dos quais a ciência se integra e participa nas sociedades.
Conceitos-chave: interacção, argumentação, controvérsia pública, participação, competência cientifica, tomada de decisão.
- Compreensão dos processos e conhecimentos científicos como base de um novo tipo de cultura e de desenvolvimento social.
Conceitos-chave: dogma, preconceito, evolução, democracia, industrialização, dialéctica, sociedade do conhecimento.
Ver Trabalho: A incrível máquina humana
Ver Trabalho: DNA - Informação genética
Ver Trabalho: Clonagem
Ver Trabalho: Método Ciêntifico
Ver Trabalho: Ficha Trabalho - O átomo
Ver Trabalho: DNA - Informação genética
Ver Trabalho: Clonagem
Ver Trabalho: Método Ciêntifico
Ver Trabalho: Ficha Trabalho - O átomo
INÍCIO DO MÓDULO: 02 de Julho, 2009
FIM DO MÓDULO: 05 de Novembro, 2009
FIM DO MÓDULO: 05 de Novembro, 2009
esta tudo muito bem elaborado. parabens
ResponderEliminar