Formadoras: Dra. Diana Marques e Dra. Gabriela Cruz
OBJECTIVOS DO MÓDULO:
- Intervir de forma pertinente, convocando recursos diversificados das dimensões cultural, linguística e comunicacional.
- Revelar competências em cultura, língua e comunicação adequados ao contexto profissional em que se inscreve.
- Formular opiniões criticas, mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais.
- Identificar os principais factores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação.
ÁREAS DO SABER:
Língua Portuguesa; Literatura Portuguesa; Língua estrangeira; Filosofia; Geografia, História; Formação Cívica.
SUMÁRIOS DAS EVIDÊNCIAS:
- Debate em sala de formação sobre passagens de vivências que nos marcaram na nossa história de vida. Elaboração de um trabalho, individual, sobre essas vivências pessoais;
- Em sala de formação fizemos vários exercícios de gramática para aperfeiçoamento de: pontuação correcta de um texto, exercícios de ortografia, tipologias textuais;
- Debate sobre Democracia, sobre o 25 de Abril de 1974 e pesquisa sobre personalidades ligadas à cultura (poesia, música, teatro...) e intervenientes na Revolução dos Cravos.
- Em grupos fizemos trabalhos sobre: 25 Abril - Poetas de Intervenção e Personalidades Femininas;
- Debate sobre o antes e o depois do 25 Abril, com testemunhos pessoais de quem viu e viveu esta passagem histórica. Elaboração de um trabalho escrito com o testemunho pessoal ou de alguém que viveu a Revolução.
- Intervir de forma pertinente, convocando recursos diversificados das dimensões cultural, linguística e comunicacional.
- Revelar competências em cultura, língua e comunicação adequados ao contexto profissional em que se inscreve.
- Formular opiniões criticas, mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais.
- Identificar os principais factores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação.
ÁREAS DO SABER:
Língua Portuguesa; Literatura Portuguesa; Língua estrangeira; Filosofia; Geografia, História; Formação Cívica.
SUMÁRIOS DAS EVIDÊNCIAS:
- Debate em sala de formação sobre passagens de vivências que nos marcaram na nossa história de vida. Elaboração de um trabalho, individual, sobre essas vivências pessoais;
- Em sala de formação fizemos vários exercícios de gramática para aperfeiçoamento de: pontuação correcta de um texto, exercícios de ortografia, tipologias textuais;
- Debate sobre Democracia, sobre o 25 de Abril de 1974 e pesquisa sobre personalidades ligadas à cultura (poesia, música, teatro...) e intervenientes na Revolução dos Cravos.
- Em grupos fizemos trabalhos sobre: 25 Abril - Poetas de Intervenção e Personalidades Femininas;
- Debate sobre o antes e o depois do 25 Abril, com testemunhos pessoais de quem viu e viveu esta passagem histórica. Elaboração de um trabalho escrito com o testemunho pessoal ou de alguém que viveu a Revolução.
Início do Módulo: 06 de Julho, 2009
Fim do Módulo: 30 de Outubro, 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário