segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

MÓDULO: OPT - Organização do Posto de Trabalho


FORMADORA: Engª Rosa Peixoto


TRABALHOS EFECTUADOS:


- Elaboração de uma ficha "inicial" para a formadora analisar os nossos conhecimentos referentes às tarefas de uma Técnica Administrativa.


- Formação sobre Ergonomia no posto de trabalho, princípios básicos de Qualidade, Certificação de Qualidade, Higiene e Segurança no Posto de Trabalho.


- Avaliação dos nossos conhecimentos através de teste de resposta múltipla. Simulação prática da organização do posto de trabalho.


- Elaboração de duas fichas de trabalho para averiguação dos conhecimentos adquiridos. Elaboramos a nossa auto-avaliação.


REFLEXÃO:


1 – ERGONOMIA NO POSTO DE TRABALHO

Tendo em conta que durante os anos em que trabalhei como Técnica Administrativa não se falava nem dava qualquer importância à Ergonomia do Posto de Trabalho, considero que foi muito positivo para mim tudo o que aprendi.

Com as competências que adquiri sei que consigo estruturar e organizar hoje e no futuro o meu posto de trabalho o que me dará mais rentabilidade e menos problemas de saúde.

Embora me considere, quer profissionalmente e pessoalmente, organizada e com método de trabalho, tudo o que aprendi vai ajudar-me a melhorar ainda mais.


2 – QUALIDADE, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Também, no passado eram factores não muito valorizados. Aprendi quais os Princípios Básicos da Qualidade, tais como: Leis, Dec.Lei, Portarias e Normas que gerem estes princípios.

Aprendi o que é a Certificação de Qualidade e valor que esta tem numa empresa e perante a sociedade.

Aprendi Princípios e Regras dos 5 S´s, regras implantadas pelos Japoneses e hoje em dia muito utilizada nas empresas a nível mundial, sendo estas:

· Senso de utilização

· Senso de organização

· Senso de limpeza

· Senso de asseio

· Senso de auto-disciplina

Todas estas aprendizagens foram e são uma mais valia para o meu futuro como Técnica Administrativa.



CONCLUSÃO:

Gostei de tudo o que aprendi, todas as evidências foram importantes para mim, principalmente o saber estar, ser profissional e saber separar a vida social da profissional, ter um posto de trabalho devidamente organizado, saber dar prioridade às tarefas apresentadas, foram competências adquiridas para um melhor futuro profissional.

Devo salientar que estas competências me irão ser úteis, aplicáveis e interligam-se com todos os Módulos da Formação.

É sabido que são criados vícios de trabalho ao longo dos anos.
Com a aquisição da aprendizagem deste Módulo adquiri competências de os poder identificar para que hoje e no futuro melhore a minha postura, organização, ergonomia e qualidade da minha vida profissional.

Não será difícil arranjar estratégias de “como mudar”, basta aplicar as competências adquiridas, ter bem presente o conceito de:

  • Ergonomia (ciência que estuda as condições de trabalho, sabendo que é a “máquina”, “espaço de trabalho” e “ambiente” que se têm que adaptar ao trabalhador).

  • Qualidade, higiene e segurança (são hoje obrigatórias nas empresas, devemos conhecer a suas normas para que as possamos respeitar e cumprir).

Duração do Módulo: de 04/11/2008 a 18/12/2008 (25H00)


Sem comentários:

Enviar um comentário