domingo, 29 de março de 2009

MÓDULO: CPV - Documentação Comercial: Contrato de Compra e Venda




FORMADORA: Dra. Cristina Santos

MAIO, 2009

Após revisão da matéria dada, divididas por grupos, elaboramos um trabalho de "Perguntas e Respostas", trabalho já de preparação para a próxima Actividade Integradora.

Ver Trabalho: Questionário para Actividade Integradora

Dia 15 de Maio, tivemos a nossa última aula deste módulo, fizemos uma revisão de toda a matéria dada e preparamos as nossas reflexões sobre o Módulo.
Dia 21 Maio terminei a minha reflexão para anexar ao meu Portefólio dando conhecimento da mesma à minha formadora.

ABRIL, 2009

Iniciamos o estudo do marketing e a sua importância na conquista do mercado.
Marketing é:

- Janela aberta para o Mundo. (Kotler)
- Orientação e um conjunto de técnicas que permite a conquista do mercado.
- Marketing é a actividade humana dirigida para a satisfação das necessidades, vontades e desejos através de processos de troca. (Kotler)

Em formação e após o estudo do Marketing, tendo por base o seu conceito, formamos algumas frases com o objectivo de caracterizar o Marketing, tais como:

- Marketing é a alma da empresa.
- Marketing é o ponto de partida para a comercialização.
- Marketing é ponto de partida para a satisfação do cliente e grupo da empresa.
- Marketing são os olhos e os ouvidos da empresa.
- Marketing é despertar nos consumidores a necessidade de comprar.



JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO, 2009


Iniciamos este módulo por estudarmos os conceitos de Compras e Vendas numa empresa, tendo em conta:
- Importância
- Objectivo
- Tarefas ou funções

Após estudo e troca de ideias, formamos grupos e elaboramos trabalhos sobre a matéria dada. Os trabalhos efectuados, por cada grupo, foram apresentados em aula.

Ver trabalho: Conceito de Compras (powerpoint)
Ver trabalho: Conceito de Vendas (Word)

INÍCIO DO MÓDULO: 12 de Janeiro, 2009 (50h00)
FIM DO MÓDULO: 15 de Maio, 2009

MÓDULO: CDO - Circuito Documental da Organização




FORMADORA: Dra. Mª do Céu

Iniciamos este módulo com exercícios práticos, para que a formadora pudesse avaliar o nosso nível de conhecimento no que concerne à escrita comercial e elaboração correcta de documentos.

Ver trabalho: Exercício Prático nº 1 (cartas comerciais através de enunciado)
Ver trabalho: Exercício Prático nº 2 (Carta comercial através de enunciado)

Foi-nos entregue pela formadora sebenta informativa sobre "As telecomunicações - Os correios e as telecomunicações / Os telefones e as telecomunicações", bem como cópias de vária documentação utilizada nos serviços dos CTT.

Relacionado com os conteúdos deste módulo foi-nos proposto elaborar uma banda desenhada no programa "Paint" contando uma história que se enquadre na aprendizagem e competências exigidas nesta formação.

Ver Trabalho Paint: Banda desenhada
Pág. 1
Pág. 2
Pág. 3

Em 21 de Maio tivemos a nossa ultima aula de formação deste Módulo, onde fizemos a Reflexão e entregamos à nossa Formadora, juntamente com todos os trabalhos para avaliação final.


INÍCIO DO MÓDULO: 02 Fevereiro, 2009 (50h00)
FIM DO MÓDULO: 21 Maio, 2009



sábado, 28 de março de 2009

EXPOSIÇÃO - ACTIVIDADE INTEGRADORA





TEMA: Perfil da Técnica Administrativa - Passado, Presente e Futuro

Relacionada com a primeira Actividade Integradora deste curso, realizou-se uma exposição nos dias 25 e 26 de Março, nas instalações da ANE, onde foram apresentados alguns dos nossos trabalhos.

Dividimos a sala em três secções, sendo que uma representava o Passado, outra o Presente e por último o Futuro.

- No primeira secção, o Passado, apresentamos a evolução das máquinas de escrever e a evolução da escrita comercial e técnicas administrativas.
Apresentação feita através cartazes afixados na parede, exposição de máquinas de escrever antigas bem como telefones e documentação do passado.
- Na segunda secção apresentamos o Presente, com as novas tecnologias, desde a evolução dos telemóveis, evolução do computador à evolução do trabalhador desde o Estado Novo até ao presente.
Apresentação feita por cartazes afixados na parede e projecção constante dos nossos trabalhos em PowerPoint sobre a evolução dos telemóveis e computadores, de salientar a projecção dos nossos Blogues (15 formandas, 15 blogues).
- Na terceira secção apresentamos o Futuro e embora apresentando imagens sobre o que este poderá vir a ser, deixamos o mesmo à imaginação de cada um.

Ver: Fotos da Exposição (artigos expostos)
Ver: Fotos da Exposição (formandas, formadores e visitantes)

Para a divulgação desta nossa exposição, dividimos a turma em 4 grupos de trabalho e cada um trabalhou uma forma de a publicitar. Assim, trabalhamos os mass-média através de um folheto, de um anúncio de rádio, de anúncio televisivo e de um anúncio em jornal.



OBS: A apresentação do anúncio televisivo ficou a cargo do nosso grupo de trabalho (Carmen, Fátima, Mavilda e Paula) a composição final do mesmo foi feita pela colega Mavilda.

A exposição realizou-se nas instalações da ANE, que nos facultou todo o material necessário e colocou uma mesa com aperitivos, água, sumos e café para os visitantes.

Todas participamos na exposição e fomos divididas da seguinte forma:
- 2 Formandas ficaram na entrada da ANE para receber e acompanhar os visitantes à exposição.
- 2 Formandas ficaram na secção do Passado para apresentar o conteúdo exposto e responder às perguntas dos visitantes.
- 4 formandas ficaram na secção do Presente (tecnológico), onde apresentavam e explicavam os nossos trabalhos em PowerPoint e os nossos Blogues.
- 2 Formandas ficaram na secção do Presente (cartazes) para apresentar o trabalho exposto.
- 2 Formandas ficaram na secção do Presente (a nossa biblioteca - BiblioAne) para mostrarem e explicarem como iniciamos e formamos a biblioteca.
- 2 Formandas ficaram na secção do Futuro mostrando, no computador, imagens do que poderá ser o futuro, com o slogan "O Futuro fica na sua imaginação".
- 1 Formanda acompanhava o visitante ao Livro de Honra, antes de este sair, para que lá deixasse escrito a sua opinião sobre a exposição.

A exposição esteve aberta ao público e foi visitada pelos nossos Familiares, Formadores, Formandas de outros cursos e Escolas de Formação.

DURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO: Dia 25 e 26 de Março, 2009


quinta-feira, 26 de março de 2009

MÓDULO: POC - LMC - CL e CC




FORMADORA: Dra. Virginia Maia

MÓDULO: POC - Plano Oficial de Contas - (JANEIRO)

Iniciamos este módulo em Janeiro e começamos por: Conceitos fundamentais de contabilidade geral.

Relembramos a matemática, principalmente as equações bem como trabalhar com números negativos e positivos.

Através de um enunciado fizemos um exercício tendo em conta os elementos do ACTIVO , PASSIVO e CAPITAL PRÒPRIO, tendo por base a Equação Fundamental da Contabiliade, que é:

A -P= SL (Activo - Passivo = Situação Liquida)
ou
A = SL + P (Activo = Situação Liquida + Passivo)

Ver Trabalho: Aplicação 3 (Determinar - Activo, Passivo e Situação Liquida)


MÓDULO: LMC - Livros e Mapas Contabilisticos - (ABRIL)

Começamos pelo estudo dos conceitos/noções de Balanço, Razão, Diário e Balancete.
Fizemos vários exercícios que acompanharam o evoluir da matéria/aprendizagem.


MÓDULO: C.C. - Contas Correntes - (SETEMBRO)

Objectivo deste Módulo: Aplicar os procedimentos inerentes à organização de contas correntes.

Conteúdos:
- Conceito e tipos;
- Bancárias;
- Clientes;
- Fornecedores;
- Mercadorias.


INÍCIO DO MÓDULO POC: 14/01/2009 (Duração 25h00)
INÍCIO DO MÓDULO LMC: 09/04/2009 (Duração 25h00)
INICIO DO MÓDULO CL: 26/05/2009 (Duração 50h00)
INÍCIO DO MÓDULO C.C.: 01/09/2009 (Duração 25h00)

FIM DOS MÓDULOS: 23 Setembro 2009


segunda-feira, 23 de março de 2009

MÓDULO: ARQUIVO - Organização e Manutenção




FORMADORA: Dra. Márcia Maia

Iniciamos este módulo com uma visita ao Arquivo Distrital do Porto.

A missão desta empresa é recolher informação e documentação, ficando sempre com os originais, sendo estes recuperados, limpos e tratados convenientemente. Depois de digitalizados são devidamente acondicionados e arquivados. Com a digitalização, através da internet, podemos visualizar/consultar os mais variados documentos.

O Arquivo Distrital do Porto fica no antigo Convento de S. Bento da Vitória. De grande beleza arquitectónica, ainda é habitado por 3 monges, em clausura, numa pequena ala de acesso restrito.


Iniciamos o estudo da Organização, Planificação e Gestão do Tempo, tendo feito alguns exercícios relacionados com a matéria.

Ver trabalho: Ordenar tarefas - Exercício 1

No âmbito da nossa exposição sobre "O perfil do Técnico Administrativo - Passado, Presente e Futuro", fizemos uma pesquisa para ver-mos as diferenças entre cartas comerciais do passado e do presente. A partir desta pesquisa elaboramos cartazes, alusivos ao tema , que foram colocados na exposição.


No seguimento dos objectivos do módulo, fizemos exercícios de Ordenação Alfabética, tendo em conta os vários métodos e temas.



INÍCIO DO MÓDULO: 17/02/2009 (25H00)
FIM DO MÓDULO: 31/03/2009


domingo, 22 de março de 2009

MÓDULO: PRA - Portefólio Reflexivo de Aprendizagem




FORMADORA E MEDIADORA: Dra. Ligia Correia

Conforme o nome indica, neste módulo, organizamos o nosso portefólio com as nossa reflexões finais de cada formação.

Começamos por fazer a nossa autobiografia, que funciona como apresentação/introdução, depois conforme os módulos vão terminando fazemos as reflexões, anexamos os trabalhos e vamos assim enriquecendo o nosso Portefólio de Aprendizagem.

É neste módulo, juntamente com a mediadora, que colocamos todas as questões, problemas e nos são dados esclarecimentos/respostas, às nossas duvidas, à cerca do curso.

Temos este módulo duas vezes por mês e considero-o de grande importância para o bom funcionamento do curso.

1ª ACTIVIDADE INTEGRADORA
Realizou-se nos dias 25 e 26 de Março, 2009.
Tema: Perfil da Técnica Administrativa - Passado, presente e futuro.
O intuito da exposição era dar a conhecer a evolução do Técnico Administrativo e seu equipamento de trabalho, ao longo do tempo.


PREPARAÇÃO DA 2ª ACTIVIDADE INTEGRADORA
Fomos divididas em grupos, cada grupo elaborou uma proposta com regras para a 2ª Actividade Integradora tendo por informação que a mesma iria ser em forma de um concurso.
A data prevista para a 2ª Actividade Integradora é de 07 Agosto, 2009. Com as nossas propostas os formadoras vão elaborar, aproveitando as ideias de cada grupo, as regras finais do referido concurso.

Ver Trabalho: Proposta para 2ª Actividade Integradora - Concurso

2ª ACTIVIDADE INTEGRADORA
Realizou-se dia 07 de Agosto.
Tema: Concurso "Saber sem Fronteiras"

Esta actividade foi feita em forma de concurso a que foi atribuído o nome "Saber sem fronteiras",
Foram elaboradas perguntas e respostas de todos os módulos que à posterior foram alteradas e/ou rectificados pelos formadores.
Foram escolhidas para cada módulo 3 perguntas; 1 Fácil, 1 Média e 1 Difícil.
Formaram-se 5 grupos com 3 formandas cada, através de sorteio antes do início do concurso.
As perguntas eram sorteadas aleatoriamente e projectadas através de powerpoint para que todos os grupos pudessem ler e responder dentro do tempo estabelecido.
Concurso composto por 3 rondas sendo que em cada ronda era eliminado o grupo com menor pontuação.
No final os 3 primeiros lugares receberam as respectivas medalhas e fomos presenteadas com um lanche oferecido pela ANE.

Logótipo do Concurso:




3ª ACTIVIDADE INTEGRADORA
Realizou-se no dia 23 de Outubro, 2009.
Tema: Feira de Emprego

Esta actividade integradora consistiu na apresentação oral e individual do nosso curriculum vitae, mais propriamente do nosso percurso académico e profissional.
A apresentação foi feita através de PowerPoint. Cada formanda elaborou o seu PowerPoint de apresentação, com base numa estrutura previamente combinada e comum a todas.
Teve início às 14h30 e terminou por volta das 18h00, cada formanda dispunha de 10 minutos para a sua actuação, sendo que a mesma foi feita por ordem alfabética.
A meio da tarde fez-se um pequeno intervalo, onde foi servido um Coffe Break oferecido pela ANE.


IMAGEM E LOGOTIPO DA 3ª ACTIVIDADE INTEGRADORA






INÍCIO DO MÓDULO: 03/10/2008




MÓDULO: CP 7 - Processos e Técnicas de Negociação




FORMADORA: Dra. Lidia Martins

Iniciamos este módulo por estudar a conciliação da vida privada, familiar e profissional em sociedade, tendo como conceitos chave: papeis sociais; protecção social; responsabilidade social das empresas.
Elaboramos trabalhos após estudo e troca de impressões à cerca de:

- Transformações sociais emergentes na sociedade portuguesa e consequências na vida privada, familiar e profissional dos cidadãos.
- Processos de conciliação entre a vida privada, familiar e profissional.

Ver Trabalho: Papeis sociais - Exercícios

Estudamos os estilos de relacionamento interpessoal (agressivo, assertivo, passivo e manipulador) e elaboramos um texto sobre a matéria.

Ver trabalho: Estilos de relacionamento interpessoal

JUNHO, 2009
Iniciamos o DR3.
- Mudanças sociais e novas dimensões de intervenção, as instituições deliberativas informais.
Conceitos-chave: Mediação, negociação, intervenção, intervenção social

Ver Trabalho: Negociação
Ver Trabalho: Interpretação pessoal de textos

- Efectuamos um estudo, pesquisa, debate e elaboração de uma Associação (fictícia) à nossa escolha;
- Estudo e debate sobre Democracia, Constituição da República Portuguesa, Estado Democrático, Hino Nacional e o Direito ao Voto.



INÍCIO DO MÓDULO: 28/10/2008
FIM DO MÓDULO: 02/11/2008

sábado, 21 de março de 2009

MÓDULO: CP 8 - Cidadania e Profissionalidade (Construção de projectos pessoais e sociais)





FORMADOR: Dr. Manuel António

29 de Outubro, 2009
Cidadania a favor do ambiente - Vimos os filme "Uma verdade inconveniente - alerta global". Documentário do ex Vice-Presidente dos EUA, Al Gore, sobre o futuro do nosso planeta.
- Fizemos um debate sobre o tema


PALESTRA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE HOMOFOBIA E TRANSFOBIA
23 de Julho, 2009




ABRIL - MAIO - JUNHO 2009

Iniciamos com o estudo do "Envolvimento e responsabilização na construção dos projectos colectivos: a construção de uma sociedade mais plural e solidária". Neste contexto e mais uma vez, divididas em grupos (nosso grupo: Carla, Carmen e Silvia) estamos a dar seguimento a um projecto de sensibilização contra a Homofobia e Transfobia, assunto que também está a ser trabalhado no Módulo CP 4.
Neste módulo vamos trabalhar este tema elaborando um projecto que englobe acções no terreno e ou de contacto, nesse sentido já elaboramos um blogue que pode ser consultado em:

http://homotrans.blogspot.com

Irá ser elaborado um folheto de sensibilização ao tema e estamos a preparar uma palestra a ser realizada, dia 23 de Julho pelas 14h30, com oradores qualificados, da Associaão Ilga Portugal e PortugalGay.PT, para falarem e esclarecerem sobre a Homofobia/Transfobia.

:




OUTUBRO 2008 a ABRIL 2009

Começamos este módulo por fazermos uma Visão Retrospectiva e Prospectiva da nossa vida.
Individualmente, em forma de dossier, apresentamos um trabalho escrito sobre os nossos projectos pessoais (individuais, familiares, profissionais e sociais).
Tendo em conta o cariz pessoal/privado deste trabalho, o mesmo não é publicado neste meu Blog.

Em forma de debate, numa visão prospectiva, falamos dos nossos projectos pessoais e profissionais.

Analisamos as várias formas de textos (narrativo, romance, novela, conto, crónica, fábula, parábola, apólogo, anedota e lenda) e escolhemos o texto narrativo para elaborarmos a história sobre a gestão de uma vida pessoal, focalizando os seguintes domínios:
- Individuais
- Familiares
- Profissionais
- Sociais

Ver Trabalho: Texto narrativo "A grande decisão"

INICIO DO MÓDULO: 14/10/2008
FIM DO MÓDULO: 03/11/2009


MÓDULO: CP 1 - Cidadania e Profissionalidade (Liberdade e Responsabilidade Democráticas)




FORMADORES: Dra. Sandra Ferreira / Dr. Manuel António

No início deste módulo começamos por falar de Liberdade e Responsabilidade Democráticas, tendo por base os seguintes conteúdos:
- Compromisso Cidadão/Estado
- Direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores
- Democracia representativa e participada
- Comunidade global

Estabelecemos grupos de trabalho com o objectivo de estudar os países da U.E.
A cada grupo atribui-se 3 a 4 países. Após pesquisa elaboramos um trabalho escrito para apresentação dos mesmos.
Relacionado com os Direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores, após estudo e em conjunto, fizemos um trabalho sobre a situação do cidadão português perante o trabalho, antes e depois da adesão à U.E.

Ver Trabalho: Sobre Estónia, Finlândia e Letónia
Ver Trabalho: Trabalhador português - Antes e depois da adesão à U.E.

Recebemos formação sobre:
- Legislação Laboral
- Noção de Contrato de Trabalho
- Direitos, deveres e garantias das partes
- Modalidades do Contrato de Trabalho
- Instituições da União Europeia
- Noções de Direito Comunitário
- Noções de Direito Económico, Civil, Social e Político


MÓDULO: T.D. Técnicas Digitação + D.A. Documentação Administrativa




FORMADORA: Maria da Graça Maia

TÉCNICAS DE DIGITAÇÃO

Neste módulo demos formação sobre:
- Ergonomia do Posto de trabalho
- Tipos de teclado, formas de digitação. Fizemos exercícios de digitação, utilizando o método decadactilar.
- Normalização e aplicação da mesma em exercícios práticos.
- Pesquisa da evolução das máquinas de escrever, concluindo esta com a elaboração de um folheto alusivo ao tema.


DOCUMENTAÇÃO ADMINISTRATIVA
Neste módulo demos formação sobre:
- Velocidade de execução
- Concentração no texto e teclado
- Decadactilografia de textos, relatórios, impressos, cartas/ofícios e outros documentos



DURAÇÃO DO MÓDULO:
Técnicas Digitação - 08/10/2008 a 28/01/2009 (50h00)
Documentação Administrativa - 06/02/2009 a 13/03/2009 (25h00)


quinta-feira, 19 de março de 2009

MÓDULO: C.C. - Correspondência Comercial





FORMADORA: Dra. Márcia Maia

Com a aprendizagem neste módulo, foram várias as competências/aprendizagens adquiridas.
Realizamos as seguintes actividades:

COMUNICAÇÃO ESCRITA E NORMA LINGUÍSTICA
- Formação sobre Comunicação Verbal e Não Verbal.
- Fizemos teste diagnóstico sobre Comunicação Verbal e Não Verbal.
- Elaboração de vários trabalhos escritos para detecção e correcção de erros na comunicação escrita.
- Utilização do dicionário e prontuário.
- Partilha de informação através de trabalhos em grupo.
- Vimos filmes sobre comunicação:
Se os olhares matassem
Erros e acertos no atendimento telefónico


TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO INTERNA
Formação sobre:
- Partes constituintes de cada documento.
- Assuntos usualmente tratados.
- Elaboração de uma Convocatória e Acta, mediante tópicos fornecidos pela formadora.


TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE CORRESPONDÊNCIA EXTERNA
Formação sobre:
- Assuntos usualmente tratados
- Terminologia e abreviaturas
- Redacção de cartas e ofícios
- Modelos de correspondência externa
- Elaboração de uma Carta Comercial, um Requerimento e uma Declaração, mediante tópicos fornecidos pela formadora.
- Visita de Estudo ao INE (Instituto Nacional de Estatística) e Biblioteca Almeida Garret.
- Tipos de Inquéritos (Inquéritos Qualitativos e Quantitativos)


DURAÇÃO DO MÓDULO: 10/10/2008 a 17/02/2009 (50h00)

terça-feira, 17 de março de 2009

MÓDULO: D. C. - Direito Comercial




FORMADORA: Dra. Isabel Martins

Durante esta formação trabalhamos as seguintes evidências:


EMPRESA EM GERAL

Formação sobre: noções gerais e sectores de actividade, conceito de empresa, sociedade civil e comercial.


SOCIEDADES COMERCIAIS

Formação sobre: Tipos de sociedades comerciais e contrato de sociedade. Elaboração de um Contrato de Sociedade de uma empresa à minha escolha. Elaboração de uma Acta referente ao Contrato de Sociedade.

Ver Trabalho: Contrato de Sociedade

Ver Trabalho: Acta


CONTRATOS COMERCIAIS

Formação sobre: Contratos de compra e venda, contratos de Locação Financeira (Leasing, ALD e Renting).

Pesquisa, na internet, em entidades bancárias diferentes, sobre os 3 sistemas de Locação Financeira.

Elaboração de um resumo, em Word, sobre a pesquisa acima referida.

Ver trabalho: Contratos Locação Financeira (word)


INSOLVÊNCIAS

Formação sobre: Insolvências, Fundo de Garantia Social e Lay-off.

Elaboração de um resumo, em Word, sobre a formação acima referida.

Ver trabalho: Resumo sobre "Insolvência"

DURAÇÃO DO MÓDULO: 22/12/2008 a 17/02/2009 (25H00)