quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

MÓDULO: FC - Ficheiros de Contacto




FORMADORA: Dra. Luisa Machado

FORMAÇÃO:
Foi-me transmitido o conhecimento/informação de:

- Conceito de Ficheiros, métodos de arquivo e tipo de arquivo.
- Preenchemos fichas e praticamos o arquivo das mesmas.
- Elaboramos, à mão, a ficha de biblioteca para iniciar o arquivo dos livros (ficha estática).
- Elaboramos listagem alfabética e numérica dos livros existentes.
- Elaboramos uma ficha de movimentos (registo de entradas e saídas) dos livros da biblioteca.
- Elaboramos uma ficha de pessoal.
- Foi-nos transmitido o conhecimento/informação de fichas de conta corrente.
- Criamos, em cartolina, uma ficha de conta corrente e praticamos o seu preenchimento e arquivo.
- Foi-nos transmitido o conceito e tipo de "sinalizadores" e para que servem.
- Fizemos, em cartolina, marcadores de livros

REFLEXÃO:
Todos os trabalhos efectuados neste módulo foram muito importantes, todos se interligam e a sua aprendizagem vai ser muito útil noutros módulos.

O contacto directo com a elaboração de fichas, contas correntes e listagens foi uma mais-valia em aprendizagem, desta maneira consigui relembrar e aperfeiçoar os meus conhecimentos nesta área.


Fizemos vários trabalhos de grupo de que destaco a criação da Biblioteca "BiblioANE", onde partilhei os meus conhecimentos com os das minhas colegas. Foi um trabalho motivante, criativo e que nos incentiva à leitura tendo em conta a diversificação de livros que trouxemos para a biblioteca.


Foi um módulo que gostei muito de ter trabalhado e desenvolvido, para isso valeu a competência da formadora na passagem do conhecimento. Trabalhamos os principais objectivos deste módulo, que são: identificar, utilizar e gerir ficheiros e contas correntes.

Saí mais rica em aprendizagem e competências, com o que reaprendi e aprendi, vou com toda a certeza, no futuro, aplicar as competências adquiridas com responsabilidade e confiança.

DURAÇÃO DO MÓDULO: 09/10/2008 a 15/01/2009 (50h00)


sábado, 21 de fevereiro de 2009

MÓDULO: AIAE - Aplicações Informáticas de Arquivo Electrónico




FORMADORA: Dra. Carla Marreiros

TRABALHOS EFECTUADOS:

Com o recurso à máquina fotográfica digital, cedida pela formadora, tiramos fotografias umas às outras. As imagens captadas foram posteriormente transferidas para o computador.

Ver trabalho: Fotos Formandas


Elaborei um texto, anexei um ficheiro de imagem ao mesmo. Através do correio electrónico enviei o trabalho por e-mail para o endereço electrónico da formadora.


Após a obtenção do conhecimento dos componentes mais importantes de um computador (hardware), fiz pesquisa na Internet e no site (www.novasoportunidades.pt), para poder fazer a escolha do meu PC portátil.

Elaborei um texto, em Microsoft Office Word, expondo a justificação da minha escolha. Anexei um mapa, em Microsoft Office Excel, com todas as marcas/modelos de PC portáteis, disponíveis na altura, para poder fazer as comparações que levaram à minha decisão.

Ver trabalho: Escolha do meu PC Portátil

Ver Trabalho: Excel - Mapa Comparativo


Após conhecimentos/aprendizagem adquiridos nas aulas, sobre o programa Microsoft Office Publisher, elaborei um folheto (flyer). O tema escolhido para a elaboração do mesmo foi “Criação da Minha Empresa”, actividade desenvolvida na aula de ECO, servindo este folheto para a formação de AIAE e ECO.

Ver trabalho: Flyer (Folheto) - Criação da Minha Empresa


Após conhecimentos/aprendizagem adquiridos nas aulas sobre o programa Microsoft Office PowerPoint, elaborei um trabalho sobre o “Pai Natal”, com sete diapositivos tendo estes: Som e hiperligações.

Ver trabalho: PowerPoint - Pai Natal


REFLEXÃO:

Todas as evidências foram importantes para o meu futuro como Técnica Administrativa. Os pontos fortes desta aprendizagem foram ter aprendido a trabalhar com os programas PowerPoint e Publisher.

Como se pode verificar as competências adquiridas vão ser-me úteis em todos os outros módulos de formação, isto porque todos eles exigem conhecimentos de informática e o saber executar estes programas.

A aprendizagem é continua e como tal sei que chegarei ao fim mais rica em conhecimentos e competências a nível informático.


Tendo eu no passado trabalhado como Administrativa mas sem a tecnologia da informática (usava máquina de escrever, telex e todo o arquivo era em formato de papel) vejo que tudo é mais fácil de executar, mais eficiente.

Relacionado com o trabalho como Técnica Administrativa sei que estou a ter uma oportunidade de melhorar e aperfeiçoar os meus conhecimentos.

Esta oportunidade de mudança, quer pessoal quer profissional, é muito importante para o trabalho como futura Técnica Administrativa.


DURAÇÃO DO MÓDULO: 13/10/2008 a 29/12/2008


sábado, 14 de fevereiro de 2009

MÓDULO: ECO - Estrutura e Comunicação Organizacional



FORMADORA: Dra. Maria do Céu

CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO:

- Organização
- Conceito de Empresa
- Classificação das empresas
- Comunicação interna e externa da organização
- Estrutura organizacional

TRABALHOS EFECTUADOS:


Ver o flyer

Carta convite

Conceito de Empresa


REFLEXÃO:

Quando iniciei este módulo não tinha ideia do que iria aprender com o mesmo.

Findas estas 25h de aprendizagem sobre:

· Empresa e Organização,

· Conceitos de Empresa,

· Criação de Empresa.

Sinto que fiquei com um conhecimento alargado e mais profundo sobre Estrutura e Comunicação Organizacional.

Adquiri competências para poder criar uma empresa de raiz e toda a sua envolvente, o que é muito importante para o meu futuro como Técnica Administrativa.

Gostei particularmente deste módulo e da maneira como me foi transmitido.

Com este módulo aprendi pela primeira vez a trabalhar com PowerPoint, que foi e é uma mais-valia na minha aprendizagem para futuros trabalhos.

Considero que adquiri competências para continuar a aprendizagem do módulo que se segue.


DURAÇÃO DO MÓDULO: De 7/10/2008 a 4/12/2008 (25 horas)

MÓDULO: S.S.S. - SISTEMA DE SEGURANÇA SOCIAL



FORMADOR : Dr. Miguel Cardoso


REFLEXÃO


Neste módulo de SSS - Sistema de Segurança Social, adquiri competências e aprendizagem, reconheço que pouco sabia sobre esta matéria.

Sobre a Segurança Social posso dizer que é uma instituição Estatal – Pública para a qual, como cidadãos, contribuímos e de onde recebemos um vasto tipo de prestações.


Perante o exposto e tendo em conta que quando iniciei este módulo muito pouco sabia dos direitos e deveres dos trabalhadores para com a Segurança Social e vice-versa, considero que aprendi e adquiri competências nesta área que me vão ser muito úteis no meu futuro como Técnica Administrativa.

Considero, também, que a maneira como me foi transmitida a informação, por parte do formador e a sua paciência em repetir sempre que necessário a matéria me ajudou muito na aprendizagem.


DURAÇÃO DO MÓDULO: 10/10/2008 a 03/12/2008 (25H00)